Educação complexa para uma nova política de civilização

Autori

  • Izabel Petraglia Núcleo Interinstitucional de Investigação da Complexidade

Parole chiave:

subject, complex education, ecosophy, civilization policy, sujeito, educação complexa, ecosofia, política de civilização

Abstract

Este artigo apresenta reflexões a partir de três eixos interdependentes e complementares,que têm norteado nossas ações educacionais. Inicialmente,procuramos conhecer o sujeito do processo educacional, considerando asinfluências recebidas da Modernidade e seus reflexos no presente. Para essesujeito, que é antes de tudo um ser complexo, imerso no caldo cultural deseu tempo e lugar, apostamos numa educação complexa, capaz de promoverquestionamentos ético-políticos que possam influenciar o seu processoauto-organizador. Uma educação complexa também pode fazer emergir atomada de consciência de nossa cidadania planetária e influir positivamenteno devir do Planeta. Para isso é fundamental que se estabeleça uma novapolítica de civilização, que valorize a convivência saudável e amorosa dosujeito consigo mesmo, com o outro, com as diversidades, enfim com o meio ambiente.

Come citare

Petraglia, I. (2008). Educação complexa para uma nova política de civilização. Educar Em Revista, 24(32), p. 29–41. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático