Educação complexa para uma nova política de civilização
Palabras clave:
subject, complex education, ecosophy, civilization policy, sujeito, educação complexa, ecosofia, política de civilizaçãoResumen
Este artigo apresenta reflexões a partir de três eixos interdependentes e complementares,que têm norteado nossas ações educacionais. Inicialmente,procuramos conhecer o sujeito do processo educacional, considerando asinfluências recebidas da Modernidade e seus reflexos no presente. Para essesujeito, que é antes de tudo um ser complexo, imerso no caldo cultural deseu tempo e lugar, apostamos numa educação complexa, capaz de promoverquestionamentos ético-políticos que possam influenciar o seu processoauto-organizador. Uma educação complexa também pode fazer emergir atomada de consciência de nossa cidadania planetária e influir positivamenteno devir do Planeta. Para isso é fundamental que se estabeleça uma novapolítica de civilização, que valorize a convivência saudável e amorosa dosujeito consigo mesmo, com o outro, com as diversidades, enfim com o meio ambiente.Cómo citar
Petraglia, I. (2008). Educação complexa para uma nova política de civilização. Educar Em Revista, 24(32), p. 29–41. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13917
Número
Sección
Dossiê Temático
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.