"Um banquete literário”

um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.1590/1984-0411.88508

Mots-clés :

Literatua Infantil, Currículo, Formação, Cultura Afro-Brasileira e Africana

Résumé

De natureza ensaística, este texto tem como objetivo analisar discursos produzidos por meio de depoimentos,
imagens e reflexões de participantes de um projeto realizado entre os anos de 2020 e 2022, em uma escola
municipal de Serra-ES. O projeto envolveu formações sobre mediação literária e educação das relações
étnico-raciais com docentes e crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Tomando a metáfora de um
mosaico, o texto explora os impactos do conjunto de formações realizadas envolvendo uma relação muitas
vezes tensa e dicotômica: criança X adulto/a. Ligadas a essa relação, outras peças do mosaico são reunidas, a
saber: literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente. A metodologia para
análise dos discursos parte de Grada Kilomba (2019) e refere-se a uma proposta de interpretação “centrada
em sujeitos”, enfatizando a natureza das experiências subjetivas. Ao nos propormos juntar as peças, o
desenho que se forma acena para alguns importantes resultados, dentre eles: ao serem instigadas/os acerca
de temáticas antes não recorrentes em suas trajetórias, crianças e professoras/es refletem sobre o quanto a
formação no campo da educação das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira e africana em
diálogo com a literatura infantil produzem transformações não apenas em suas subjetividades, mas também
no currículo, reconhecido como uma prática discursiva produtora de sentidos.

Bibliographies de l'auteur-e

Débora Cristina de Araujo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Doutora em Educação, Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, Paraná, Brasil; Professora,
Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil.

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Vitória,
Espírito Santo, Brasil. Professora, Rede Municipal de Educação de Serra, Espírito Santo, Brasil.

Publié-e

2024-11-29 — Mis(e) à jour 2024-12-03

Versions

Comment citer

Araujo, D. C. de, & Trancoso, J. dos S. R. (2024). "Um banquete literário”: um mosaico sobre literatura infantil, cultura afro-brasileira e africana, currículo e formação docente. Educar Em Revista, 40(1), e88508. https://doi.org/10.1590/1984-0411.88508 (Original work published 29 novembre 2024)

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua