O caminho das orientações da UNESCO para proteção do direito à infância no Brasil a partir da década de 1990
Mots-clés :
Políticas educacionais. Unesco. Direito a infância.Résumé
Apresentamos resultado de pesquisa realizada entre 2007 e 2011 sobre as
“Características das orientações da UNESCO para proteção do direito à
infância nas políticas do Estado brasileiro a partir de 1990”. O objeto de
análise são as orientações da Organização das Nações Unidas para a Educação,
a Ciência e a Cultura (UNESCO) para proteção ao direito à infância
no objetivo de identificar as contradições nas políticas de garantia do direito
à infância. No período de 1980 a 2011, o alcance da UNESCO encontra-se
implícito na apropriação dos Estados Nacionais no discurso da paz mundial,
justificativa de fortalecimento do terceiro setor e, na ação de governo,
no reconhecimento legal das orientações e julgamentos internacionais dos
tratados ratificados pelo Brasil. Abordarmos as contradições políticas com
o conceito de “trabalho decente”, nas políticas de erradicação do trabalho
precoce pós Decreto Federal nº 3.597, de 12 de setembro de 2000, por
constituir políticas voltadas à infância no meio rural.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les droits des articles publiés dans Educar em Revista sont d’auteur et la revue maintient les droits de première publication. L’accès à la revue est libre, donc les articles sont gratuits, d’attribution propre, d’utilisation non commerciale dans des applications pédagogiques.