O multicampo acadêmico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.93860

Palabras clave:

Educação Superior, Política Educacional, Internacionalização, Campos Sociais, Campo Acadêmico

Resumen

O artigo discute a ideia de multicampo acadêmico e detalha as suas escalas nacional e mundial. Alguns conceitos fundamentais são mobilizados de forma a amarrar as elaborações teóricas: a noção de campo, a divisão ternária do campo, os de fora-do-campo, os mercados mundial, nacional e local, a multiterritorialidade, o sistema-mundo e a transfiguração do particular em universal operada pela burocracia universitária. Conclui-se como promissoras as análises de estratégias e representações de agentes do campo acadêmico que venham a detalhar as posições desses agentes nas escalas local, nacional e mundial, e no respectivo universo (dominante/dominado interno ou externo). Assim, é possível desvelar estratégias de cooperação e competição estabelecidas entre agentes em observância a essas múltiplas e sombreadas disposições, como a do tipo capitalista cultural dependente do campo acadêmico brasileiro, que se subordina a um agente estrangeiro visando ascender internamente na sua instituição e na escala nacional.

Biografía del autor/a

Darlan Pez Wociechoski, a Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor substituto,
Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Afrânio Mendes Catani, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Sociologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor Sênior,
Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil; Professor visitante, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

Publicado

2024-12-16

Cómo citar

Wociechoski, D. P., & Catani, A. M. (2024). O multicampo acadêmico. Educar Em Revista, 40(1), e93860. https://doi.org/10.1590/1984-0411.93860

Número

Sección

DOSSIÊ "A internacionalização das políticas educacionais no marco dos direitos humanos"