O multicampo acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93860Palabras clave:
Educação Superior, Política Educacional, Internacionalização, Campos Sociais, Campo AcadêmicoResumen
O artigo discute a ideia de multicampo acadêmico e detalha as suas escalas nacional e mundial. Alguns conceitos fundamentais são mobilizados de forma a amarrar as elaborações teóricas: a noção de campo, a divisão ternária do campo, os de fora-do-campo, os mercados mundial, nacional e local, a multiterritorialidade, o sistema-mundo e a transfiguração do particular em universal operada pela burocracia universitária. Conclui-se como promissoras as análises de estratégias e representações de agentes do campo acadêmico que venham a detalhar as posições desses agentes nas escalas local, nacional e mundial, e no respectivo universo (dominante/dominado interno ou externo). Assim, é possível desvelar estratégias de cooperação e competição estabelecidas entre agentes em observância a essas múltiplas e sombreadas disposições, como a do tipo capitalista cultural dependente do campo acadêmico brasileiro, que se subordina a um agente estrangeiro visando ascender internamente na sua instituição e na escala nacional.
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