O multicampo acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93860Palavras-chave:
Educação Superior, Política Educacional, Internacionalização, Campos Sociais, Campo AcadêmicoResumo
O artigo discute a ideia de multicampo acadêmico e detalha as suas escalas nacional e mundial. Alguns conceitos fundamentais são mobilizados de forma a amarrar as elaborações teóricas: a noção de campo, a divisão ternária do campo, os de fora-do-campo, os mercados mundial, nacional e local, a multiterritorialidade, o sistema-mundo e a transfiguração do particular em universal operada pela burocracia universitária. Conclui-se como promissoras as análises de estratégias e representações de agentes do campo acadêmico que venham a detalhar as posições desses agentes nas escalas local, nacional e mundial, e no respectivo universo (dominante/dominado interno ou externo). Assim, é possível desvelar estratégias de cooperação e competição estabelecidas entre agentes em observância a essas múltiplas e sombreadas disposições, como a do tipo capitalista cultural dependente do campo acadêmico brasileiro, que se subordina a um agente estrangeiro visando ascender internamente na sua instituição e na escala nacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

