Infância, escola e território:

contribuições para a reflexão sobre o currículo como prática social

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.88522

Palabras clave:

Educar, Tópicos Específicos de Educação, Currículo

Resumen

O artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a relação entre escola, prática curricular e movimentos sociais, em diálogo com abordagens que trazem os sujeitos e o território no qual a escola se situa para o centro da análise. Procuramos compreender o impacto numa escola pública da presença de crianças das 1.500 famílias da ocupação Rosa Leão, localizada no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram produzidos no contexto de uma pesquisa de doutorado (X), que envolveu a observação participante de um grupo de 15 crianças moradoras da ocupação e a realização de entrevistas semi-estruturadas com famílias e coordenadoras da ocupação e representantes dos equipamentos públicos do território. Primeiramente, discutimos a educação como um direito que garante a permanência de famílias no território e analisamos como a chegada das crianças da ocupação transformou a dinâmica de uma instituição escolar atravessada por uma história de mobilização social e de implementação de políticas de Educação Integral. Em seguida, argumentamos que a circulação das crianças por outros equipamentos públicos no território colaborou na articulação de uma rede de proteção, na qual a escola se destaca. Por fim, levantamos possíveis contribuições para pensar o currículo como prática social, alinhados com perspectivas que reconhecem nos sujeitos sua centralidade.

Citas

ARROYO, Miguel. Pedagogias em movimento: o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo Sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 28–49, 2003.

BALAGOPALAN, Sarada. Why historicize rights-subjectivities? Children’s rights, compulsory schooling, and the deregulation of child labor in India. Childhood, v. 26, n. 3, p. 304–320, 2019.

BIZZOTTO, Luciana Maciel. Territorialidades infantis na ocupação Rosa Leão (Belo Horizonte - MG). Tese (Doutorado em Educação Conhecimento e Inclusão Social), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2022.

CAMPOS, Túlio; CARVALHO, Levindo Diniz; BAPTISTA, Mônica Correia. Educação Infantil, currículo e cidade: crianças em espaços culturais de Belo Horizonte. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 355–376, 2021. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p355-376

DAYRELL, Juarez; CARVALHO, Levindo Diniz; GEBER, Saulo. Os jovens educadores em um contexto de educação integral. In: MOLL, Jaqueline (Ed.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2009. p. 157-171.

GIROTTO, Eduardo Donizeti; OLIVEIRA, João Victor Pavesi de. Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa. Revista da ANPEGE, v. 17, n. 32, p. 49–64, 2021. https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.13053

GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; SEIXAS, Eunice Castro; TOMÁS, Catarina. As crianças e o direito à cidade: reflexões sobre o inadiável. In: GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; SEIXAS, Eunice Castro; TOMÁS, Catarina (Orgs.). O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 17-34. https://doi.org/10.11606/9786587047317

GOUVEA, Maria Cristina Soares de; CARVALHO, Levindo Diniz; FREITAS, Fábio Accardo de; BIZZOTTO, Luciana Maciel. O protagonismo infantil no interior de movimentos sociais contemporâneos no Brasil. Sociedad e Infancias, v. 3, p. 21–23, 2019. https://doi.org/10.5209/soci.63525

KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de pesquisa, n. 116, p. 41–59, 2002. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200003

LIEBEL, Manfred. Children’s rights from below: Cross-cultural perspectives. London: Springer, 2012.

MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2009.

MOREIRA, Simone Costa; SANTOS, Graziela Souza dos; GANDIN, Luís Armando. Periferias urbanas e efeito do território: contribuições conceituais para análises de processos curriculares e do trabalho escolar. E-curriculum, v. 15, n. 4, p. 927-957, 2017. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p927-957

PALERMO, Gabrielle; SILVA, Denise Britz do Nascimento; NOVELLINO, Maria Salete Ferreira. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, p. 367-394, 2014. https://doi.org/10.1590/S0102-30982014000200007

SILVA, Isabel de Oliveira; LUZ, Iza Rodrigues da; CARVALHO, Levindo Diniz; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. A escola na ausência da escola: reflexões das crianças durante a pandemia. Cadernos CEDES, v. 42, p. 270-282, 2022. https://doi.org/10.1590/CC253117

SILVA, Maria Beatriz; VIEIRA, Lívia. Frequência escolar na educação infantil: percepções das famílias e dos profissionais da educação. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 60, p. 287–307, 2020. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p287-307

SPYROU, Spyros. Disclosing childhoods: Research and knowledge production for a critical childhood studies. London: Palgrave Macmillan, 2018.

TAVARES, Maria Tereza Goudard. Infâncias e o direito à cidade em São Gonçalo: investigando a participação de crianças na cidade. Práxis Educacional, v. 16, n. 40, p. 164–183, 2020. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6895

VIEIRA, Lívia Maria Fraga; MELO, Regina Lúcia Couto de. A creche comunitária “Casinha da Vovó”: Prática de manutenção/Prática de Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 62, p. 60–78, 1987. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1257

Publicado

2025-08-23

Cómo citar

Bizzotto, L. M., Gouvêa, M. C. S. de, & Carvalho, L. D. (2025). Infância, escola e território: : contribuições para a reflexão sobre o currículo como prática social. Educar Em Revista. https://doi.org/10.1590/1984-0411.88522

Número

Sección

Demanda Contínua