Infância, escola e território:
contribuições para a reflexão sobre o currículo como prática social
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.88522Keywords:
Educar, Tópicos Específicos de Educação, CurrículoAbstract
O artigo tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre a relação entre escola, prática curricular e movimentos sociais, em diálogo com abordagens que trazem os sujeitos e o território no qual a escola se situa para o centro da análise. Procuramos compreender o impacto numa escola pública da presença de crianças das 1.500 famílias da ocupação Rosa Leão, localizada no município de Belo Horizonte, Minas Gerais. Os dados foram produzidos no contexto de uma pesquisa de doutorado (X), que envolveu a observação participante de um grupo de 15 crianças moradoras da ocupação e a realização de entrevistas semi-estruturadas com famílias e coordenadoras da ocupação e representantes dos equipamentos públicos do território. Primeiramente, discutimos a educação como um direito que garante a permanência de famílias no território e analisamos como a chegada das crianças da ocupação transformou a dinâmica de uma instituição escolar atravessada por uma história de mobilização social e de implementação de políticas de Educação Integral. Em seguida, argumentamos que a circulação das crianças por outros equipamentos públicos no território colaborou na articulação de uma rede de proteção, na qual a escola se destaca. Por fim, levantamos possíveis contribuições para pensar o currículo como prática social, alinhados com perspectivas que reconhecem nos sujeitos sua centralidade.
References
ARROYO, Miguel. Pedagogias em movimento: o que temos a aprender dos Movimentos Sociais? Currículo Sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 28–49, 2003.
BALAGOPALAN, Sarada. Why historicize rights-subjectivities? Children’s rights, compulsory schooling, and the deregulation of child labor in India. Childhood, v. 26, n. 3, p. 304–320, 2019.
BIZZOTTO, Luciana Maciel. Territorialidades infantis na ocupação Rosa Leão (Belo Horizonte - MG). Tese (Doutorado em Educação Conhecimento e Inclusão Social), Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2022.
CAMPOS, Túlio; CARVALHO, Levindo Diniz; BAPTISTA, Mônica Correia. Educação Infantil, currículo e cidade: crianças em espaços culturais de Belo Horizonte. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 355–376, 2021. https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p355-376
DAYRELL, Juarez; CARVALHO, Levindo Diniz; GEBER, Saulo. Os jovens educadores em um contexto de educação integral. In: MOLL, Jaqueline (Ed.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2009. p. 157-171.
GIROTTO, Eduardo Donizeti; OLIVEIRA, João Victor Pavesi de. Escola, território e desigualdade: Ampliando perspectivas teóricas e agendas de pesquisa. Revista da ANPEGE, v. 17, n. 32, p. 49–64, 2021. https://doi.org/10.5418/ra2021.v17i32.13053
GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; SEIXAS, Eunice Castro; TOMÁS, Catarina. As crianças e o direito à cidade: reflexões sobre o inadiável. In: GOBBI, Marcia Aparecida; ANJOS, Cleriston Izidro dos; SEIXAS, Eunice Castro; TOMÁS, Catarina (Orgs.). O direito das crianças à cidade: perspectivas desde o Brasil e Portugal. São Paulo: FEUSP, 2022. p. 17-34. https://doi.org/10.11606/9786587047317
GOUVEA, Maria Cristina Soares de; CARVALHO, Levindo Diniz; FREITAS, Fábio Accardo de; BIZZOTTO, Luciana Maciel. O protagonismo infantil no interior de movimentos sociais contemporâneos no Brasil. Sociedad e Infancias, v. 3, p. 21–23, 2019. https://doi.org/10.5209/soci.63525
KRAMER, Sônia. Autoria e autorização: questões éticas na pesquisa com crianças. Cadernos de pesquisa, n. 116, p. 41–59, 2002. https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200003
LIEBEL, Manfred. Children’s rights from below: Cross-cultural perspectives. London: Springer, 2012.
MOLL, Jaqueline. Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2009.
MOREIRA, Simone Costa; SANTOS, Graziela Souza dos; GANDIN, Luís Armando. Periferias urbanas e efeito do território: contribuições conceituais para análises de processos curriculares e do trabalho escolar. E-curriculum, v. 15, n. 4, p. 927-957, 2017. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p927-957
PALERMO, Gabrielle; SILVA, Denise Britz do Nascimento; NOVELLINO, Maria Salete Ferreira. Fatores associados ao desempenho escolar: uma análise da proficiência em matemática dos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 31, p. 367-394, 2014. https://doi.org/10.1590/S0102-30982014000200007
SILVA, Isabel de Oliveira; LUZ, Iza Rodrigues da; CARVALHO, Levindo Diniz; GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. A escola na ausência da escola: reflexões das crianças durante a pandemia. Cadernos CEDES, v. 42, p. 270-282, 2022. https://doi.org/10.1590/CC253117
SILVA, Maria Beatriz; VIEIRA, Lívia. Frequência escolar na educação infantil: percepções das famílias e dos profissionais da educação. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, v. 29, n. 60, p. 287–307, 2020. https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p287-307
SPYROU, Spyros. Disclosing childhoods: Research and knowledge production for a critical childhood studies. London: Palgrave Macmillan, 2018.
TAVARES, Maria Tereza Goudard. Infâncias e o direito à cidade em São Gonçalo: investigando a participação de crianças na cidade. Práxis Educacional, v. 16, n. 40, p. 164–183, 2020. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6895
VIEIRA, Lívia Maria Fraga; MELO, Regina Lúcia Couto de. A creche comunitária “Casinha da Vovó”: Prática de manutenção/Prática de Educação. Cadernos de Pesquisa, n. 62, p. 60–78, 1987. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1257
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

