Desafios contemporâneos para a formação de jovens e adultos
Palabras clave:
formação, aprendizagem, experiência(s), construção de saberes, identidade(s), education, learning, experience(s), construction of knowledges, identity(ies)Resumen
As últimas quatro décadas têm sido progressivamente marcadas por uma
atenção e investimento na formação, nomeadamente de jovens e adultos,
particularmente a partir da década de noventa do século passado, com o
acentuado e persistente discurso da importância da formação-aprendizagem
ao longo da vida. Partindo desta constatação, discutiremos neste artigo
alguns dos pressupostos subjacentes aos discursos da formação e da aprendizagem
ao longo da vida. Procuramos evidenciar fragilidades e controvérsias
que têm estado presentes, tanto nos discursos como nas práticas, e identificar
alguns desafios que se colocam ao campo da formação, reconhecendo, tal
como Pineau (2004), que os tempos formadores são demasiadamente importantes
para serem apenas os das formações instituídas. Assim, procuraremos
desocultar e reabilitar o ponto de vista do adulto que se forma e pensar
sobre a dinâmica de formatividade que não se esgota no âmbito da
institucionalização da formação. Incidiremos a nossa análise e reflexão na
importância da interação entre percursos de formação e trajetórias de vida,
evidenciando a relevância da experiência na aprendizagem dos adultos e na
construção de saberes. Esta análise permite-nos, também, salientar a importância
e necessidade dos contextos de formação (formais e não formais) tomarem em consideração a autoria dos sujeitos da/em formação, dimensão
fundamental para o seu (auto)reconhecimento social e para a (re)construção
de identidades.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.