O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia

Autores/as

Palabras clave:

Etnodesenvolvimento. Educação superior diferenciada. Formação Diferenciada. Pertença

Resumen

O artigo analisa como o curso de Etnodesenvolvimento ofertado pela Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira tem contribuído na formação acadêmica, política e profissional de estudantes advindos de povos indígenas e comunidades tradicionais no contexto da Amazônia. Situa por meio de uma abordagem descritiva-analítica das experiências vivenciadas desde o processo de criação e organização do curso, a partir das políticas públicas de ações afirmativas no território brasileiro, bem como sua metodologia e os desafios enfrentados para sua efetivação, em decorrência das questões institucionais. As reflexões elaboradas evidenciam que o curso de Etnodesenvolvimento tem contribuído para ampliar as possibilidades de atuação e negociação política desses agentes sociais a partir de seus lugares de pertença coletiva, assim como para uma formação diferenciada que possibilita e instrumentaliza sua inserção profissional no campo educacional nos diferentes territórios da região amazônica.

Biografía del autor/a

Francilene de Aguiar Parente, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará. Professora de Antropologia da Faculdade de Etnodiversidade da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Câmpus Universitário de Altamira. Lattes: http:// lattes.cnpq/9404017739145648. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2740- 9343. E-mail: faparente@gmail.com

Irlanda do Socorro de Oliveira Miléo, Universidade Federal do Pará

Licenciada em Pedagogia, Mestre em Educação/Políticas Públicas Educacionais e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica - São Paulo (2013). É professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e colaboradora do Curso de Etnodesenvolvimento da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Altamira, onde atua nas áreas de Didática, Currículo, Avaliação e Estágio Supervisionado. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Currículo e Cultura (GEPECC).

Publicado

2021-12-06

Cómo citar

Parente, F. de A., & Miléo, I. do S. de O. (2021). O Curso de Etnodesenvolvimento e a formação diferenciada e intercultural: contribuições no contexto educacional, sociopolítico e cultural da Amazônia. Educar Em Revista, 37. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/78264

Número

Sección

Dossiê - Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais