Formação por ciclos

Autores/as

  • Lidia Nedbajluk

Palabras clave:

Ciclo, progressão continuada, promoção automática, eixos estruturadores, Cycle, continued progression, automatic promotion, supporting axes

Resumen

Artigo desenvolvido a partir dos estudos de Mestrado na Universidade
Federal do Paraná, na linha de pesquisa Currículo, Conhecimento e Saberes nas Práticas Escolares, investigando a Formação por Ciclos. Analisa a diversidade de termos utilizados como complemento ao termo ciclos no ensino fundamental (Ciclos de Aprendizagem; Escola em Ciclos; Ensino em Ciclos; Ciclos de Desenvolvimento; Ciclos de Formação; Ciclo de Estudos) e esclarece a inadequação do uso dos mesmos indistintamente. Considerando os fundamentos epistemológicos e eixos estruturadores do Currículo Escolar,
faz considerações sobre promoção automática e progressão continuada e suas relações com o Ensino por Ciclos.

Cómo citar

Nedbajluk, L. (2006). Formação por ciclos. Educar Em Revista, 22(28), p. 247–261. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7623

Número

Sección

Demanda Contínua