“No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas
Palabras clave:
etnografia da comunicação, disputa, interação social, jogo de damas, recreio escolarResumen
O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida
de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular
prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever
práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as
crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem
com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as
interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os
resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa
e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta
de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O
foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas
para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas
jogadoras e jogador durante a partida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.