“No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas
Keywords:
etnografia da comunicação, disputa, interação social, jogo de damas, recreio escolarAbstract
O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida
de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular
prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever
práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as
crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem
com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as
interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os
resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa
e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta
de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O
foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas
para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas
jogadoras e jogador durante a partida.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.