“No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas

Authors

  • Rafaela Nunes Marques Doutoranda em Educação/Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância (GIPI) /Universidade de Brasília (UnB) http://orcid.org/0000-0003-0207-9333
  • Fernanda Müller Professora de Estudos da infância na Faculdade de Educação/Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância (GIPI) /Universidade de Brasília (UnB) http://orcid.org/0000-0002-1788-8662

Keywords:

etnografia da comunicação, disputa, interação social, jogo de damas, recreio escolar

Abstract

O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida
de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular
prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever
práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as
crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem
com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as
interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os
resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa
e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta
de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O
foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas
para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas
jogadoras e jogador durante a partida.

Author Biography

Rafaela Nunes Marques, Doutoranda em Educação/Grupo Interdisciplinar de Pesquisa sobre a Infância (GIPI) /Universidade de Brasília (UnB)

 

Published

2019-07-30

How to Cite

Marques, R. N., & Müller, F. (2019). “No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas. Educar Em Revista, 35(75), 241–263. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64570

Issue

Section

Demanda Contínua