As experiências espaciais das crianças no espaço urbano

Autores/as

Palabras clave:

nfância. Espaço Urbano. Educação Geográfica.

Resumen

O artigo trata de uma pesquisa que objetivou compreender como tem sido
construída a espacialização das crianças em uma cidade de médio porte
do Sudeste do Brasil e, desse modo, quais as possibilidades e os constrangimentos
que se têm apresentado para elas na contemporaneidade. Como
as experiências espaciais das crianças estão sendo desenhadas no cenário
contemporâneo? Como elas se movem na cidade? Como se conduzem ou
são conduzidas no espaço da cidade? Temos aí uma infância independente
ou confi nada? A pesquisa realizada com as crianças por meio de ofi cinas,
do uso de imagens, das produções infantis e do diálogo construído com os
pesquisadores, buscou registrar e analisar as relações das crianças com o
território zonal, as repercussões desse relacionamento para o viver no espaço
urbano, e o processo formativo inerente à educação geográfi ca. Os dados da
pesquisa nos mostram que a educação geográfi ca deve tomar como objeto
de preocupação a conexão das crianças com o entorno, para que elas possam
pensar no futuro das cidades.

Biografía del autor/a

Iara Vieira Guimarães, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Jader Janer Moreira Lopes, Universidade Federal Fluminense

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação  da
Universidade Federal Fluminense

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

Vieira Guimarães, I., & Janer Moreira Lopes, J. (2019). As experiências espaciais das crianças no espaço urbano. Educar Em Revista, 35(73), 307–325. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59690

Número

Sección

Demanda Contínua