Caminhos da cidadania cultural: o ensino de artes no Brasil

Autores/as

  • Marcelo Gruman

Resumen

O artigo trata do ensino da arte nas escolas brasileiras a partir dos conceitos de multiculturalismo, diversidade cultural e cidadania cultural, norteadores da atuação do Ministério da Cultura a partir da gestão do ex-Ministro Gilberto Gil iniciada no ano de 2003. Argumenta que é imprescindível um diálogo cada vez mais intenso entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Educação na consecução deste objetivo, qual seja, garantir o cumprimento do direito humano à educação e à participação na cultura, inscritos na Constituição Brasileira de 1988, e ratificado pela Convenção sobre a Promoção e Proteção da Diversidade das Expressões Culturais da UNESCO, ratificada pelo Brasil  no ano de 2006.

Biografía del autor/a

Marcelo Gruman

Antropólogo, PhD

Especialista em Gestão de Políticas Públicas

Publicado

2012-09-19

Cómo citar

Gruman, M. (2012). Caminhos da cidadania cultural: o ensino de artes no Brasil. Educar Em Revista, 28(45), p. 199–211. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/17455

Número

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