Mídia-educação no Ensino Médio: por que e como fazer

Autores/as

  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Mariana Pícaro Cerigatto Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Palabras clave:

Mídia-educação, Media literacy, Cinema, Linguagem, Ensino Médio

Resumen

Embora não seja assunto novo, a aprendizagem sobre mídia é tema que vem       ganhando espaço na educação brasileira. Internacionalmente, a promoção da media literacy é prática talvez tão antiga quanto os próprios meios de comunicação. Com a ascensão das chamadas novas mídias, paradigmas educacionais e materiais pedagógicos têm mudado rapidamente, requerendo uma revisão de conceitos e um novo posicionamento dos estudos de mídia no currículo escolar. Neste contexto, o presente artigo apresenta uma proposta de trabalho sintonizada com os paradigmas da mídia-educação inglesa (Hall, Whannel, Buckingham, Kress) e da nova esfera da cultura      digital. Partindo de trailers de cinema disponíveis no Youtube, criamos atividades de leitura e escrita em mídia para o Ensino Médio, dentro da área de Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, testando tais atividades com 20 estudantes de uma escola da rede pública de ensino de Bauru, Estado de São Paulo. A metodologia consiste em selecionar trailers de filmes populares de gêneros diferentes e criar atividades para desmontar o texto audiovisual, explorar as características da linguagem, pensar nas relações do texto com a audiência e avaliar a aprendizagem possível. Os resultados sugerem que o foco na análise sistemática da linguagem é um caminho produtivo para refletir sobre questões de representação, identidade, qualidade e gosto. A experiência também mostrou as dificuldades estruturais que a cultura escolar estabelecida tem para   pôr   em   prática       atividades deste tipo.

 

Biografía del autor/a

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Jornalismo, mestre e doutora em Educação pela Unesp. Pós-doutorado em Estudos de Mídia pela The Open University, Inglaterra.Professora da disciplina Comunicação, Educação e Tecnologia para os cursos de licenciaturas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Mariana Pícaro Cerigatto, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduada em jornalismo pela Universidade do Sagrado Coração (Bauru, SP), mestranda em TV Digital pela Unesp, campus de Bauru.

Publicado

2012-04-19

Cómo citar

de Siqueira, A. B., & Cerigatto, M. P. (2012). Mídia-educação no Ensino Médio: por que e como fazer. Educar Em Revista, 28(44), p. 235–254. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16905

Número

Sección

Demanda Contínua