Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento

Autores/as

  • Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Universidade Federal de São Paulo

Palabras clave:

Exercício docente, Formação de professores, Saberes docentes, Conhecimento.

Resumen

Este artigo apresenta análise realizada sobre as relações estabelecidas pelo professor com o conhecimento no exercício da docência, nas séries iniciais do ensino fundamental em escolas públicas. Foi possível verificar que as professoras estabelecem relação utilitária e superficial, seja com o conhecimento científico, seja com o conhecimento das disciplinas escolares, em decorrência de aprendizado ocorrido nos momentos de formação inicial ou de formação continuada e referido à sua aplicabilidade prática, bem como daquilo que o exercício docente proporciona e exige aos professores em sua lida cotidiana. Além disso, destaca-se valorização de conhecimento adquirido com a experiência.

Biografía del autor/a

Marieta Gouvêa de Oliveira Penna, Universidade Federal de São Paulo

Professora de Metodologia da Pesquisa em Educação

Publicado

2012-03-16

Cómo citar

Penna, M. G. de O. (2012). Professores das primeiras séries do ensino fundamental e relações estabelecidas com o conhecimento. Educar Em Revista, 28(44), p. 201–216. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16743

Número

Sección

Demanda Contínua