COMPREENDENDO A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Tereza Oliviera Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Ana Freire Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Carolina Carvalho Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Mario Azevedo Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Sofia Freire Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Mónica Baptista Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Resumen

Após a contextualização da reforma curricular das ciências no ensino básico em Portugal, apresenta-se uma proposta de trabalho, no campo da Didática, para os professores de ciências aplicarem em sala de aula, que se pretende inovadora, investigação com base no planeamento – “design-based research (DBR)”. Com a descrição desta abordagem pretende-se dar resposta a problemas que se colocam a professores e a investigadores, como seja a implementação de práticas de ensino baseadas em resultados da investigação de modo a diminuir o fosso existente entre a investigação educacional e as práticas dos professores. O ensino da linguagem científica, base da literacia e da cultura científica, é aqui tratado nessa perspectiva e integrada na abordagem apresentada. A formação de professores, como resposta ao desafio que estes problemas colocam, constitui-se como campo privilegiado de análise.Palavras-chave: investigação com base no planeamento; design-based research; reforma curricular em Portugal; Didática do ensino das ciências; linguagem científica; formação de professores de ciências.

 

Biografía del autor/a

Tereza Oliviera, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora pesquisadora do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa 

Ana Freire, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora pesquisadora do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Carolina Carvalho, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora pesquisadora do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Mario Azevedo, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professor pesquisador do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Sofia Freire, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora pesquisadora do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Mónica Baptista, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora pesquisadora do Centro de Investigação em Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Cómo citar

Oliviera, T., Freire, A., Carvalho, C., Azevedo, M., Freire, S., & Baptista, M. (2009). COMPREENDENDO A APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Educar Em Revista, 25(34), p. 19–33. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16506

Número

Sección

Dossiê Temático