Ensinar e aprender Química: a percepção de professores de Ensino Médio

Autores/as

  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dayse Carvalho da Silva UFMG
  • Frank Pereira de Andrade UFMG
  • Helga Gabriela Aleme UFMG
  • Sheila Rodrigues Oliveira UFMG
  • Gilson de Freitas Silva UFBA

Palabras clave:

Formação de Profesores, Química, Ensino-Aprendizagem

Resumen

O presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infra-estrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos.

Biografía del autor/a

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da área de Ensino de Química. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ e Doutoranda do Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação da UFMG

Dayse Carvalho da Silva, UFMG

Licenciada em Química. Mestre em Química Inorgânica pela UFMG e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Química do Departamento de Química/ICEx/UFMG.

Frank Pereira de Andrade, UFMG

Licenciado em Química. Mestre em Química Analítica e doutorando em Química Analítica pela UFMG

Helga Gabriela Aleme, UFMG

Licenciada em Química. Mestre em Química Analítica e Doutoranda em Q. Analítica pela UFMG.

Sheila Rodrigues Oliveira, UFMG

Licenciada em Química. Mestre em Química Orgânica pela UFMG e doutoranda em Química orgânica pela UFMG

Gilson de Freitas Silva, UFBA

Mestre e Doutor em Química Inorgânica. Professor titular do Departamento de Química da UFBA

Publicado

2011-05-30

Cómo citar

Quadros, A. L. de, Silva, D. C. da, Andrade, F. P. de, Aleme, H. G., Oliveira, S. R., & Silva, G. de F. (2011). Ensinar e aprender Química: a percepção de professores de Ensino Médio. Educar Em Revista, 27(40), p. 159–176. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505

Número

Sección

Demanda Contínua