MULHERES E PROFESSORAS: REPERCUSSÕES DA DUPLA JORNADA NAS CONDIÇÕES DE VIDA E NO TRABALHO DOCENTE

Autores/as

  • Marli Lucia Zibetti Universidade Federal de Rondônia
  • Sidnéia Ribeiro Pereira Universidade Federal de Rondônia

Palabras clave:

Gênero, trabalho doméstico, trabalho docente, dupla jornada

Resumen

De uma perspectiva dos estudos de gênero esta pesquisa, de abordagem qualitativa, discute as condições de vida e trabalho de mulheres que atuam na docência em educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental em três redes municipais do interior do estado de Rondônia. Os resultados indicam que as inadequadas condições de trabalho nas escolas, quando somadas à desigual divisão das atribuições domésticas e a ausência de serviços públicos de atendimento às mães trabalhadoras, repercutem de maneira negativa nas condições de vida e na qualidade do trabalho docente.

Biografía del autor/a

Marli Lucia Zibetti, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo; Professora da Universidade Federal de Rondônia no Campus de Rolim de Moura

Sidnéia Ribeiro Pereira, Universidade Federal de Rondônia

Acadêmica do 8º Período de Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia

Cómo citar

Zibetti, M. L., & Pereira, S. R. (2010). MULHERES E PROFESSORAS: REPERCUSSÕES DA DUPLA JORNADA NAS CONDIÇÕES DE VIDA E NO TRABALHO DOCENTE. Educar Em Revista, 2, p. 259–276. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14920

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