Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas.

Autores/as

  • Áurea Regina Guimarães Thomazi Centro Universitário UNA e Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Thania Mara Teixeira Asinelli

Palabras clave:

Planejamento e Avaliação Educacional, Currículo, Fundamentos da Educação

Resumen

Este artigo analisa um dos aspectos da prática docente que é o planejamento de atividades pedagógicas. Mais especificamente, trata de verificar como um grupo de professoras do ensino fundamental, das redes pública e privada, planeja as atividades de leitura que desenvolve em sala de aula. Busca-se estabelecer a relação entre o “individual” e o “coletivo” na elaboração de tal atividade, que está diretamente relacionada à construção e a implantação do currículo. A análise permitiu agrupar as práticas em três categorias de professoras: as que planejam de forma individual, sem qualquer apoio, outras que são independentes, por opção e, finalmente, as que planejam de forma coletiva, compartilhando com outros professores ou com a equipe técnica da instituição escolar.

Biografía del autor/a

Áurea Regina Guimarães Thomazi, Centro Universitário UNA e Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Socióloga.Doutora em Ciências da Educação pela Université Paris V, Sorbonne. Professora dos cursos de Pedagogia e Serviço Social do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte. Professora e Pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenou o Programa de Capacitação de Dirigentes - PROCAD da SEE/MG. Participou do Curso Veredas de Formação Superior de Professores. SEE/MG e FAE/UEMG. Tem como centro de interesse a sociologia da educação, especialmente questões relacionadas às práticas de leitura e formação de leitores no ambiente escolar.

Thania Mara Teixeira Asinelli

 Graduada em Sociologia pela PUC / PR. Doutora em Educação pela Universidade René Descartes- Paris V - Sorbonne - França. Professora com experiência na área de Alfabetização e Capacitação de professores. Funcionária aposentada da PMC (Prefeitura Municipal de Curitiba. Coordenadora e professora de cursos de Pós Graduação. Autora de livros didáticos na área de Alfabetização/Letramento. Consultora em Educação.

Cómo citar

Thomazi, Áurea R. G., & Asinelli, T. M. T. (2009). Prática docente: considerações sobre o planejamento das atividades pedagógicas. Educar Em Revista, 25(35), p. 181–195. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13614

Número

Sección

Demanda Contínua