NARRATIVAS DE LA PRÁCTICA COMO ESTRATEGIA DE LA CONSTRUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESIONALES DE SALUD

Autores/as

  • Verônica Santos Albuquerque Centro Univesitário Serra dos Órgãos
  • Carlos Otávio Fiúza Moreira Professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ)
  • Suzelaine Tanji Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • André Vianna Martins Centro Universitário Serra dos Órgãos

Palabras clave:

Educação, Educação em Saúde, Experiência, Aprendizagem Significativa.

Resumen

El artículo presenta algunas posibilidades de uso de narrativas de la práctica como estrategia de la construcción del conocimiento en la formación de los profesionales de salud, teniendo como base la experiencia de un grupo de profesores (preceptorales) del curso de la graduación en el oficio de enfermera del UNIFESO (Teresópolis, RJ). El núcleo de la pelea es la relación entre aprender y experiencia, de las reflexiones de John Dewey y David Ausubel. Entre los temas discutidos, son distinguidos él valuación de la experiencia anterior de los estudiantes, el trabajo en escenas de práctico y la idea de aprender significativo.

Biografía del autor/a

Verônica Santos Albuquerque, Centro Univesitário Serra dos Órgãos

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-UERJ). Professora adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Carlos Otávio Fiúza Moreira, Professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ)

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre e Doutor em Educação pela PUC-Rio. Professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ).

Suzelaine Tanji, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Enfermeira pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, (FAFIPA) Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Néry (EEAN-UFRJ). Professora adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

André Vianna Martins, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Médico veterinário pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Patologia Veterinária pela UFF. Professor titular dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Cómo citar

Albuquerque, V. S., Moreira, C. O. F., Tanji, S., & Martins, A. V. (2010). NARRATIVAS DE LA PRÁCTICA COMO ESTRATEGIA DE LA CONSTRUCCIÓN DEL CONOCIMIENTO EN LA FORMACIÓN DE LOS PROFESIONALES DE SALUD. Educar Em Revista, 2, p. 191–205. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13345

Número

Sección

Demanda Contínua