Ensino-aprendizagem colaborativo mediado pelo Wiki do Moodle
Palabras clave:
Ensino-Aprendizagem, Colaboração, Wiki, MOODLEResumen
Mediados pela ferramenta Wiki do Moodle, desenvolvemos atividades a distância no Curso de Física da UFSM com o intuito de produzir um objeto escolar hipermídia tematizado pelo Tema Estruturador do Ensino de Física 2: Calor, Ambiente e usos de Energia (oriundo dos PCN+ ), locando o diálogo-problematizador na transversalidade curricular “Meio Ambiente”. Problematizamos esta atividade, caracterizada como uma produção colaborativa de hipermídia de divulgação científico-tecnológica, ao longo do período letivo da disciplina Didática I da Física da instância curricular integradora. O trabalho em grupo mediado pelo wiki do Moodle tem sido implementado através do PEA (Planejamento, Execução e Avaliação) de forma cíclicoespiralada, estudando os casos. Os resultados indicam boa potencialidade da mediação tecnológica, no âmbito do diálogo-problematizador e empowerment, para este tipo de trabalho escolar colaborativo a distância.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.