Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental

Autores/as

  • Gizele de Souza Universidade Federal do Paraná

Palabras clave:

Educação Infantil, Ensino Fundamental, educação da infância, especificidade da educação infantil, children’s education, elementary education, education in childhood, specifics of children’s education

Resumen

O texto que ora se apresenta propõe discutir a especificidade da educaçãoinfantil na relação com o ensino fundamental, etapas constitutivas da educaçãobásica segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394/96em vigor. O propósito recai na problematização da intricada relação entreeducação infantil e ensino fundamental, a partir do olhar de pesquisadora daeducação infantil e no intuito de demarcar as particularidades dessa área depertencimento e identificar um fio condutor, um elo de articulação no trabalhocom o ensino fundamental que preserve as peculiaridades, trajetórias eidentidade de cada etapa educativa (educação infantil e ensino fundamental).A bibliografia especializada na educação infantil é utilizada como fonte, bemcomo compõe a base empírica, dados estatísticos fruto de uma pesquisa, emandamento, coordenada pela Universidade Federal do Paraná, com dados deviolações de direitos da criança e do adolescente registrados por ConselhosTutelares de 36 municípios que incluem Curitiba e Região Metropolitana, Vale do Ribeira e Litoral do Paraná. Um dos elos entre a educação infantil eo ensino fundamental defendido no texto é a constituição de um projeto deformação humana, formação para a emancipação das crianças e dos adultosque nesses espaços atuam.

Publicado

2008-11-11

Cómo citar

Souza, G. de. (2008). Educação da infância – estar junto sem ser igual! Conflitos e alternativas da relação da educação infantil com o ensino fundamental. Educar Em Revista, 24(31), p. 17–31. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12786

Número

Sección

Dossiê Temático