O papel social do desenho na formação do homem novo oitocentista
Abstract
Em uma vertente histórica, o artigo analisa e salienta a relação entre Desenho
e Educação, levando em consideração o papel social do Desenho na
formação profissional da infância e adolescência na virada do século XVIII
ao século XIX, no ocidente. Reflete sobre a criação da escola pública e
sua configuração ideológica e traz as propostas educativas para inserção
desse saber nos espaços escolares, de ensino primário e secundário, como
conhecimento importante para a formação da nova sociedade que precisava
emergir e da nova mão de obra necessária ao desenvolvimento industrial que
avançava no século XIX. Esta sociedade tinha o entendimento do desenho
tanto enquanto conhecimento interdisciplinar quanto como um processo
educativo do corpo, da mente e dos sentidos para a construção de um novo
comportamento social, de civilidade, hábitos e valores sociais, findando
por transformar essa linguagem em um instrumento de formação social e
profissional pelo processo de alfabetização gráfica à visibilidade dos fundamentos
das Artes e das Ciências, para a construção de um homem novo
para atender a indústria (arte e técnica) nacional.
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