Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da história na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental
Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas analises a partir das investigações realizadas por uma pesquisa em uma escola do Ensino Fundamental tendo como fundamentação teórica o campo da Educação Histórica. Buscamos perceber a partir de observações da aula de História, como os alunos e o professor exteriorizam os principais desafios e dificuldades da transição da quarta série (5° ano) para a quinta série (6° ano). Neste trabalho dialogamos com pesquisadores como BARCA (2009), MALERBA (2011) SCHMIDT (2009) e RÜSEN (2010). Com isso pudemos abordar questões que revelam qual relação do professor com a teoria da história a partir de sua prática em sala de aula. Foram observadas também as abordagens e relações dos sujeitos: alunos e professor com o conhecimento histórico, bem como as estratégias didáticas com relação ao uso do livro didático.
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.