A sala de aula na educação de jovens e adultos

Veronica Branco

Resumo


Este artigo apresenta as relações estabelecidas pela autora entre os resultados
da pesquisa realizada junto a professores alfabetizadores de crianças e
jovens e adultos e as observações que desenvolveu com os estagiários da
disciplina de Prática de Ensino de Magistério do Curso de Pedagogia da
UFPR, em escolas da comunidade de Curitiba. Relata depoimentos de alunos
da EJA como demonstrativo da realidade de sala de aula, comenta
referenciais teóricos lingüísticos, psicolingüísticos e pedagógicos sobre a
alfabetização e sugere encaminhamento para a melhoria da formação dos
professores alfabetizadores.

Palavras-chave


teaching training; literacy; writing and reading learning; formação de professor; alfabetização; aprendizagem da leitura e da escrita

Texto completo:

PDF DOI


Qualis A1

Publicado pelo Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Contatos: (55) 41- 3535-6207 

E-mail: educar@ufpr.br

 

Web of Science (Clarivate Analytics)
Scielo
Academia.edu
Directory of Open Access Journals
Periódicos Capes
Google Acadêmico
Pergamum INEP
Latindex
Redalyc
Educ@
Directory of Open Access Scholary Resources
Information Matrix for the Analysis of Journals
Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal
MLA International Bibliography

Flag Counter

Contador ativo desde 10/09/2021