Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017

Autores

Palavras-chave:

avaliação da alfabetização, Paebes Alfa, avaliação educacional

Resumo

Este artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada.

Biografia do Autor

Wagner Silveira Rezende, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais

Professor de Sociologia da UFJF. Membro do corpo docente permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da UFJF. Pesquisador associado ao CAEd/UFJF.

Publicado

2021-12-06

Como Citar

Rezende, W. S. (2021). Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/79277

Edição

Seção

Dossiê - Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais