Infância e Educação Científica: perspectivas para aprendizagem docente

Monique Aparecida Voltarelli, Eloisa Assunção de Melo Lopes

Resumo


Este artigo aborda a relação entre a formação de professores e a importância
da Educação Científica na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino
Fundamental, de forma a trazer indicativos para a aprendizagem inicial
docente no trabalho com as crianças. Para tanto se recorreu às narrativas dos
estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade pública brasileira,
que após realizarem visitas a campo para observar a prática pedagógica de
professores puderam ampliar as perspectivas acerca do ensino de Ciências
atrelado às especificidades da infância. Ficou evidente a necessidade de
atividades sensoriais e lúdicas pautadas na experimentação, com visitas
e passeios externos como fundamentais para o ensino de Ciências para
as crianças, bem como ficou claro que os sentimentos de participação e
pertença atrelados à formação cidadã na Educação Científica favorecem a
aprendizagem das crianças para desvelar os fenômenos do mundo de forma
crítica e reflexiva.


Palavras-chave


Educação Infantil; Ensino de Ciências; Formação Docente;Infância.

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Qualis A1

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