“No próximo recreio a gente briga”: interação social e disputa de meninas
Palavras-chave:
etnografia da comunicação, disputa, interação social, jogo de damas, recreio escolarResumo
O artigo explora interações de crianças no decorrer de uma partida
de jogo de damas no recreio escolar. Por meio de observação regular
prolongada e de gravações de áudio e vídeo, foi possível descrever
práticas e regras do jogo e interpretar o seu significado cultural para as
crianças. Também, analisamos aspectos da socialização da linguagem
com base na análise da conversa etnometodológica e interpretamos as
interações de crianças de acordo com a teoria de Erving Goffman. Os
resultados demonstram que questões de gênero emergiram na disputa
e contrariaram argumentos do campo da Psicologia vinculados à falta
de complexidade existente nos jogos de meninas (PIAGET, 1994). O
foco das interações não se voltou para as regras do jogo em si, mas
para como estas eram mantidas, burladas e/ou reinterpretadas pelas
jogadoras e jogador durante a partida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.