As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word
Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, Tópicos Específicos de EducaçãoResumo
Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Word
como instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacção
textual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeito
adulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é o
descritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo de
caso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escrita
da tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelo
sujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Word
permitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outros
relacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,
a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcação
do software e escolhe o que considera a melhor solução para um problema
percebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução do
aprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusão
de nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologias
como facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para a
compreensão do processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.