Open Journal Systems

As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word

Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo, Margareth de Souza Freitas Thomopoulos

Resumo


Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Word
como instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacção
textual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeito
adulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é o
descritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo de
caso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escrita
da tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelo
sujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Word
permitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outros
relacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,
a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcação
do software e escolhe o que considera a melhor solução para um problema
percebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução do
aprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusão
de nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologias
como facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para a
compreensão do processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave


Ensino-Aprendizagem; Tópicos Específicos de Educação

Texto completo:

PDF