As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word

Autores/as

  • Adelma Lúcia de Oliveira Silva Araújo Universidade Federal de Ouro Preto
  • Margareth de Souza Freitas Thomopoulos Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Palabras clave:

Ensino-Aprendizagem, Tópicos Específicos de Educação

Resumen

Este artigo aborda o uso do software Camtasia e do editor de texto do Word
como instrumentos auxiliares para a descrição dos procedimentos de refacção
textual digital de um relato autobiográfi co produzido por um sujeito
adulto do sexo feminino em fase de alfabetização. O método utilizado é o
descritivo, com abordagem qualitativa, e a metodologia é a do estudo de
caso. Enquanto o software Camtasia captura as pistas deixadas na escrita
da tela digital do editor de texto Word, mostrando as ações realizadas pelo
sujeito em seu trabalho com o texto, os recursos da revisão de texto do Word
permitem perceber fatos singulares da escrita da aprendiz e levantar outros
relacionados ao percurso traçado por ela em sua manipulação da língua. Assim,
a cada momento em que a aprendiz reelabora, aceita ou não a marcação
do software e escolhe o que considera a melhor solução para um problema
percebido, evidencia-se seu trabalho ativo na construção e reconstrução do
aprendizado, com independência, autonomia e protagonismo. A conclusão
de nossa pesquisa aponta para a relevância do uso de novas tecnologias
como facilitadoras do acesso aos dados singulares fundamentais para a
compreensão do processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Margareth de Souza Freitas Thomopoulos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Linguística pela Unicamp. Professora Associada do DALIC/ UTFPR

Publicado

2019-04-01

Cómo citar

de Oliveira Silva Araújo, A. L., & Thomopoulos, M. de S. F. (2019). As Trilhas da refacção textual de uma estudante de EJA captadas pelo software Camtasia e pelo editor de texto Word. Educar Em Revista, 35(73), 251–265. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/62337

Número

Sección

Demanda Contínua