Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da história na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Marlene Rosa Cainelli Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas analises a partir das investigações realizadas por uma pesquisa em uma escola do Ensino Fundamental tendo como fundamentação teórica o campo da Educação Histórica. Buscamos perceber  a partir de observações da aula de História, como os alunos e o professor exteriorizam os principais desafios e dificuldades da transição da quarta série (5° ano) para a quinta série (6° ano). Neste trabalho dialogamos com pesquisadores como BARCA (2009), MALERBA (2011) SCHMIDT (2009) e RÜSEN (2010). Com isso pudemos abordar questões que revelam qual relação do professor com a teoria da história a partir de sua prática em sala de aula. Foram observadas também as abordagens e relações dos sujeitos: alunos e professor com o conhecimento histórico, bem como  as estratégias didáticas com relação ao uso do livro didático.

Biografia do Autor

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Doutora em História; docente do departamento de História e do programa de pós graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Como Citar

Cainelli, M. R. (2011). Entre continuidades e rupturas: uma investigação sobre o ensino e aprendizagem da história na transição do quinto para o sexto ano do Ensino Fundamental. Educar Em Revista, 27(42), p. 127–139. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25888

Edição

Seção

Dossiê Temático