Inspecionando a escola e velando pela saúde das crianças

Heloísa Helena Pimenta Rocha

Resumo



Este artigo pretende analisar algumas das estratégias acionadas pelos médicos-
higienistas, entre o final do século XIX e as décadas iniciais do XX,
com vistas a produzir uma nova configuração para a escola e, ao mesmo
tempo, novos dispositivos de organização do trabalho pedagógico. Para
tanto, toma como fontes os livros A hygiene na escola (1902) e Hygiene
escolar e pedagogica (1917), de autoria do Dr. Balthazar Vieira de Mello,
produzidos em diferentes momentos da atuação profissional desse médico-
higienista, em sua militância pela institucionalização da inspeção médica
das escolas paulistas.

Inspecting the school and guarding the
health of children

Abstract


This article intends to analyze some of the strategies implemented by
physician-hygienists between the end of 19th Century and the first decades
of the 20th Century. The analysis aims to produce a new shape for the
school and, at the same time, new devices to organize the pedagogical
work. Therefore, this study was based on the the books A hygiene na
escola (Hygiene in the school, 1902) and Hygiene escolar e pedagogica
(Scholar and pedagogic hygiene,1917). These publications were written
by Dr. Balthazar Vieira de Mello, who made the effort to institutionalize the medical inspection at schools in São Paulo State, during different
moments of his professional performance as a physician-hygienist.


Palavras-chave


história da educação; inspeção médica escolar; cultura escolar; history of education; medical inspection of schools; scholar culture.

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Qualis A1

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