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Uma visão antropológica da aplicação de questionários na pesquisa em educação

Alice Pereira Xavier

Resumo


No presente estudo alguns conceitos antropológicos – idéia de vocabulário nativo, inteligibilidade e aproximação do outro - e sociológicos são acionados como estratégia à ressignificação da aplicação de questionários, levando a considerá-la como instância de processos sociais complexos que produzem opinião. A análise das reações e atuações dos atores escolares no momento de aplicação dos questionários é considerada como uma possibilidade para a interpretação da diversidade de características materiais, das disposições e ações individuais, fundamentando a leitura dos dados quantitativos, para além das explanações estatísticas. Durante a descrição deste tipo de atividade pôde-se dimensionar a relação entre as exceções e a regularidade de comportamentos, ampliando o olhar para o futuro trabalho de observação do campo, para os mecanismos de identificação e interação com os pesquisadores e desta etapa como espaço para a reflexão de aspectos da experiência escolar. Recomenda-se, enquanto instrumento de ampliação para a abordagem quantitativa, que o conjunto de impressões sobre a aplicação de questionários na pesquisa educacional deva ser contabilizado na análise das freqüências, compondo a interpretação dos resultados de pesquisa.

Palavras-chave


instrumentos de pesquisa, aplicação de questionários, pesquisa quantitativa, pesquisa em educação.

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