Uma visão antropológica da aplicação de questionários na pesquisa em educação

Autores/as

  • Alice Pereira Xavier PUC - Rio, Dep. de Educação

Palabras clave:

instrumentos de pesquisa, aplicação de questionários, pesquisa quantitativa, pesquisa em educação.

Resumen

No presente estudo alguns conceitos antropológicos – idéia de vocabulário nativo, inteligibilidade e aproximação do outro - e sociológicos são acionados como estratégia à ressignificação da aplicação de questionários, levando a considerá-la como instância de processos sociais complexos que produzem opinião. A análise das reações e atuações dos atores escolares no momento de aplicação dos questionários é considerada como uma possibilidade para a interpretação da diversidade de características materiais, das disposições e ações individuais, fundamentando a leitura dos dados quantitativos, para além das explanações estatísticas. Durante a descrição deste tipo de atividade pôde-se dimensionar a relação entre as exceções e a regularidade de comportamentos, ampliando o olhar para o futuro trabalho de observação do campo, para os mecanismos de identificação e interação com os pesquisadores e desta etapa como espaço para a reflexão de aspectos da experiência escolar. Recomenda-se, enquanto instrumento de ampliação para a abordagem quantitativa, que o conjunto de impressões sobre a aplicação de questionários na pesquisa educacional deva ser contabilizado na análise das freqüências, compondo a interpretação dos resultados de pesquisa.

Biografía del autor/a

Alice Pereira Xavier, PUC - Rio, Dep. de Educação

É Doutoranda em Ciências Humanas, com ênfase em Educação, pela PUC-Rio, Mestre em Educação Brasileira (PUC-Rio, 2009), pedagoga graduada pela UFRJ (2005) e pesquisadora associada ao SOCED Grupo de Estudos em Sociologia da Educação - PUC-Rio.

Publicado

2011-12-08

Cómo citar

Xavier, A. P. (2011). Uma visão antropológica da aplicação de questionários na pesquisa em educação. Educar Em Revista, 28(44), p. 293–307. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16634

Número

Sección

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