Ensinar e aprender Química: a percepção de professores de Ensino Médio

Autores

  • Ana Luiza de Quadros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Dayse Carvalho da Silva UFMG
  • Frank Pereira de Andrade UFMG
  • Helga Gabriela Aleme UFMG
  • Sheila Rodrigues Oliveira UFMG
  • Gilson de Freitas Silva UFBA

Palavras-chave:

Formação de Profesores, Química, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente trabalho buscou investigar a percepção dos professores da educação básica sobre as práticas pedagógicas em sala de aula e na escola, as dificuldades enfrentadas e as possíveis maneiras de solucioná-las, assim como as formas por eles utilizadas para se manterem atualizados. A investigação envolveu 93 professores do Ensino Médio de escolas do estado de Minas Gerais, durante a realização da Olimpíada Mineira de Química (OMQ) 2008. A análise dos comentários feitos pelos professores, no instrumento de coleta de dados utilizado, mostrou que os mesmos tendem a associar as dificuldades que enfrentam principalmente à escola, aos alunos e a questões externas à escola, ou seja, não se assumem como parte dos problemas. Percebemos, também, que associam as principais melhorias na educação básica à infra-estrutura da escola e que nem todos participaram de eventos que promovessem a atualização profissional nos últimos dois anos.

Biografia do Autor

Ana Luiza de Quadros, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da área de Ensino de Química. Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ e Doutoranda do Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação da UFMG

Dayse Carvalho da Silva, UFMG

Licenciada em Química. Mestre em Química Inorgânica pela UFMG e doutoranda do Programa de Pós Graduação em Química do Departamento de Química/ICEx/UFMG.

Frank Pereira de Andrade, UFMG

Licenciado em Química. Mestre em Química Analítica e doutorando em Química Analítica pela UFMG

Helga Gabriela Aleme, UFMG

Licenciada em Química. Mestre em Química Analítica e Doutoranda em Q. Analítica pela UFMG.

Sheila Rodrigues Oliveira, UFMG

Licenciada em Química. Mestre em Química Orgânica pela UFMG e doutoranda em Química orgânica pela UFMG

Gilson de Freitas Silva, UFBA

Mestre e Doutor em Química Inorgânica. Professor titular do Departamento de Química da UFBA

Downloads

Publicado

2011-05-30

Como Citar

Quadros, A. L. de, Silva, D. C. da, Andrade, F. P. de, Aleme, H. G., Oliveira, S. R., & Silva, G. de F. (2011). Ensinar e aprender Química: a percepção de professores de Ensino Médio. Educar Em Revista, 27(40), p. 159–176. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16505

Edição

Seção

Demanda Contínua