A NARRATIVA DA PRÁTICA COMO UMA ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE

Autores

  • Verônica Santos Albuquerque Centro Univesitário Serra dos Órgãos
  • Carlos Otávio Fiúza Moreira Professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ)
  • Suzelaine Tanji Centro Universitário Serra dos Órgãos
  • André Vianna Martins Centro Universitário Serra dos Órgãos

Palavras-chave:

Educação, Educação em Saúde, Experiência, Aprendizagem Significativa.

Resumo

O artigo apresenta algumas possibilidades de utilização de narrativas da prática como estratégia de construção do conhecimento na formação de profissionais de saúde, tendo como base a experiência de um grupo de professores (tutores) do Curso de Graduação em Enfermagem do UNIFESO (Teresópolis, RJ). O núcleo da discussão é a relação entre aprendizagem e experiência, a partir das reflexões de John Dewey e David Ausubel. Entre os temas discutidos, destacam-se a valorização da experiência prévia dos estudantes, o trabalho em cenários de prática e a idéia de aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Verônica Santos Albuquerque, Centro Univesitário Serra dos Órgãos

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Doutoranda em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-UERJ). Professora adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Carlos Otávio Fiúza Moreira, Professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ)

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre e Doutor em Educação pela PUC-Rio. Professor e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ).

Suzelaine Tanji, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Enfermeira pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, (FAFIPA) Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Néry (EEAN-UFRJ). Professora adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

André Vianna Martins, Centro Universitário Serra dos Órgãos

Médico veterinário pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Patologia Veterinária pela UFF. Professor titular dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO).

Downloads

Como Citar

Albuquerque, V. S., Moreira, C. O. F., Tanji, S., & Martins, A. V. (2010). A NARRATIVA DA PRÁTICA COMO UMA ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE. Educar Em Revista, 2, p. 191–205. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13345

Edição

Seção

Demanda Contínua