MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DE TRABALHADORES DA SAÚDE ENVOLVIDOS NA LIMPEZA E DESINFECÇÃO DE SUPERFÍCIES
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.93786Palabras clave:
Pessoal de Saúde, Motivação, Satisfação Pessoal, Desinfecção, Pandemias.Resumen
Objetivo: verificar os níveis de motivação e satisfação de trabalhadores responsáveis pela limpeza e desinfecção de superfícies.
Método: estudo transversal, quantitativo, realizado com 69 trabalhadores da saúde em uma Unidade de Tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave, em Mato Grosso do Sul, Brasil. Dados coletados entre abril e maio de 2022, com questionário sociodemográfico, profissional e Escalas de Motivação e Satisfação no Trabalho. Variáveis categóricas representadas por frequências absolutas e relativas, numéricas pela média, desvio padrão, mediana e intervalo interquartil.
Resultados: Variáveis ‘Porque eu gosto muito desse trabalho’ (5,5), ‘Porque esse trabalho se encaixa nos meus valores pessoais’ (5,16) e ‘Porque meu trabalho é minha vida e não quero falhar’ (4,25) apresentaram maiores médias de motivação. Houve concordância quanto à satisfação com o trabalho (4,07) e não almejar outro emprego (2,6).
Conclusão: Amplia-se o conhecimento sobre o cotidiano organizacional em serviços de saúde, possibilitando planejamento de ações que repercutam nas condições de trabalho.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Os autores.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.



















