DESIGN THINKING: UMA ABORDAGEM PARA A PESQUISA E INOVAÇÃO NA ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.91552Palabras clave:
Enfermagem, Inovação, Pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, Cuidados de Enfermagem, Conhecimento.Resumen
Objetivo: Analisar a aplicação da abordagem design thinking na produção científica de um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem.
Método Pesquisa documental, descritiva, retrospectiva e abordagem qualitativa sobre a produção científica do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem- Modalidade Profissional, no período de 2009 a 2023, a partir das dissertações publicadas em diretório público.
Resultados: Foram analisadas seis dissertações que aplicaram a totalidade ou de forma parcial a abordagem design thinking no desenvolvimento de produtos/serviços propostos. Todos os estudos visam solucionar problemas identificados nos contextos profissionais dos pesquisadores. Os estudos geraram informações, dados, produtos, processos e metodologias de cuidado de enfermagem.
Conclusão: O design thinking é um importante referencial para a atuação do enfermeiro na área da pesquisa e desenvolvimento, além de contribuir para a formação de profissionais que buscam resolução dos problemas complexos existentes no campo da assistência, gestão, educação e pesquisa em saúde.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















