REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ENFRENTAMENTO À COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.1590/ce.v28i0.86126Palabras clave:
Coronavírus, Atenção Primária à Saúde, Gestão em Saúde, Enfermagem, Pessoal de Saúde.Resumen
Objetivo: avaliar o processo de trabalho dos profissionais de saúde na atenção primária no enfrentamento à Covid-19.
Método: estudo qualitativo, que utilizou como base conceitual o processo de trabalho em saúde, e, como referencial metodológico, a pesquisa avaliativa. A coleta foi realizada com 23 profissionais de saúde, entre julho e setembro de 2021, nas unidades básicas de saúde em um município no noroeste do Paraná-Brasil. Para a análise organizaram-se os dados por meio do software MAXQDA, e cada segmento de dado foi organizado conforme os significados.
Resultados: emergiram duas categorias, a saber: Dificuldades enfrentadas na reorganização da ambiência, atividades programáticas e dimensionamento dos profissionais da atenção primária à saúde; e Organização do fluxo de atendimento ao usuário com Covid-19 na atenção primária à saúde.
Conclusão: este estudo reforça a indispensabilidade da avaliação do processo de trabalho para melhoria da assistência em saúde, principalmente em condições de emergência de saúde pública.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Os autores.

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.