AS PRÁTICAS DE CUIDADO DE SI DOS DOENTES IDOSOS SUBMETIDOS AO TRATAMENTO DIALÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v5i2.44890Palabras clave:
Cuidados de enfermagem, Idoso, Diálise.Resumen
Trata-se de estudo exploratório descritivo realizado com doentes idosos renais crônicos, frequentadores das sessões de hemodiálise em um hospital universitário, da cidade de Curitiba, que teve como objetivo conhecer as práticas de cuidado de si dos doentes idosos submetidos ao tratamento dialítico. A fundamentação teórica do cuidado de si alicerçou-se em Foucault (1985). A coleta dos dados foi realizada por meio de formulário de entrevista, abordando-se questões referentes à identificação e às relacionadas ao cuidado de si. Os dados demonstraram: a idade variou de 60 a 75 anos; 47% possuem o ensino fundamental incompleto e 23% não possuem escolaridade; o tempo de hemodiálise variou de 1 mês a 3 anos; 23,5% apontam a dificuldade de locomoção e 17,6% deles a falta de dinheiro como empecilhos para desenvolver melhor o cuidado de si. Os modos de cuidar de si foram: 41% fazem restrições alimentares parcialmente, não conseguindo seguir a dieta imposta pela nutricionista; 17,6% não fazem esforços físicos; e ainda 20% revelam que rezar é um modo de cuidar-se. Os autores alicerçados nos resultados da pesquisa sugerem que as orientações de cuidados desenvolvidas pela equipe de enfermagem aos idosos devem se adequar à prática destes para que possam exercer influência nos significantes da realidade do cuidado de si do idoso renal crônico.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















