AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO E AS IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v3i2.44356Palabras clave:
Trabalho, Enfermagem, Sociedade global.Resumen
O objetivo deste estudo é fazer uma reflexão acerca das transformações ocorridas no mundo do trabalho e as repercussões no trabalho da enfermagem. Fazem-se breves considerações sobre o trabalho enquanto categoria fundante da sociabilidade humana no atual estágio de desenvolvimento do capitalismo e sua reprodução por meio da expansão ampliada. Consideram-se como implicações mais imediatas os aspectos relacionados à exigência de um conhecimento global e de uma prática especializada, o acompanhamento dos avanços tecnológicos, a captação e o consumo crescentes de informações e a superação de fronteiras de qualquer tipo (geográficas, culturais, económicas). Ao final, sugere-se que a enfermagem não pode ficar à mercê e à margem das transformações, tampouco aderir a elas acriticamente, mas refletir acerca das possibilidades e dos limites de sua prática. Para tanto, acredita-se ser imprescindível a incorporação de estratégias à prática cotidiana da enfermagem, a saber: competência técnica e política com compromisso e responsabilidade, democratização dos ambientes de trabalho, maior integração entre teoria e prática, desencadeamento de um processo contínuo de aprendizado, criação de mecanismos de elevação da auto-estima em relação à profissão, participação política efetiva na sociedade como um todo (associações, partidos, sindicatos) e articulação com outras categorias profissionais.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Cogitare Enfermagem se reserva el derecho de realizar, en el artículo publicado, cambios de orden normativa, ortográfica y gramatical con el fin de mantener el estándar culto del idioma, respetando, sin embargo, el estilo de los autores.
El estudio publicado es de total responsabilidad del(os) autor(es), siendo exclusivamente responsabilidad de Cogitare Enfermagem la evaluación del manuscrito, en calidad de vehículo de publicación científica.
No se permitirá la adición o cambio de autoría durante la etapa de evaluación o después de la aceptación del texto presentado.
Cogitare Enfermagem no se responsabiliza por posibles violaciones a la Ley Nº 9.610/1998, Ley Brasileña de Derechos de Autor. Cogitare Enfermagem permite que el autor retenga los derechos de autor de los artículos aceptados para su publicación, sin restricciones.




















