AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO PRESTADO PELO SUPERVISOR DOCENTE E O SUPERVISOR DOCENTE - ASSISTENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v3i1.44296Palabras clave:
Enfermagem, Aprendizagem, Ensino, Avaliação, Supervisão.Resumen
Ensinar e aprender são verbos indissociáveis, o rendimento do aluno reflete o trabalho desenvolvido, ou seja, ao avaliar seus alunos, o docente está também avaliando seu próprio trabalho. Entende-se por supervisor o docente que dirige o ensino prático. Em nossa realidade, vivemos a situação peculiar na qual desempenham a função de supervisor enfermeiros com vínculo exclusivamente docente e outros que, no horário da prática, acumulam o vínculo docente e assistencial. Avaliar a qualidade do ensino prestado por estes dois supervisores, bem como, identificar as principais intercorrências existentes nesta prática, constituem os objetivos deste trabalho, de perfil quanto-quantitativo, desenvolvido na Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças – Recife/PE. Os autores utilizaram questionários de conteúdos semelhantes direcionados a ambas categorias de supervisores e alunos supervisionados. A análise dos dados demonstrou que: o supervisor docente tem maior tempo disponível ao aluno, o supervisor docente-assistencial utiliza mais a metodologia da assistência, e a ambos consideramse facilitadores da prática, por outro lado, os alunos atribuem maior qualidade ao ensino do supervisor docente-assistencial. Os resultados obtidos visualizam a necessidade de um maior compromisso da instituição em qualificar melhor o supervisor docente e aponta para um novo supervisor que quebra o hiato entre a teoria e a prática.
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