CONOCIMIENTO DE ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN SECUNDARIA SOBRE SOPORTE BÁSICO DE VIDA
Palavras-chave:
Estudiantes, Primeros Auxilios, Reanimación Cardiopulmonar, Conocimiento.Resumo
Objetivo: Evaluar los conocimientos de los estudiantes de educación secundaria sobre soporte vital básico y analizar las asociaciones entre el nivel de conocimiento y las variables sociodemográficas y académicas.
Método: Estudio cuantitativo, descriptivo, transversal y correlacional. Muestra constituida por 59 estudiantes de educación secundaria de una Escuela Secundaria del área metropolitana de Porto - Portugal. Se recurrieron análisis descriptivos, coeficiente de correlación de Pearson y prueba t (o pruebas no paramétricas cuando no se verificaban los supuestos).
Resultados: 35 (59,3%) tenían formación en soporte vital básico y 52 (88,1%) tenían interés en realizar la formación. Solo siete (11,9%) tenían conocimiento sobre un desfibrilador externo automático y 14 (23,7%) identificaron en qué momento se debe pedir ayuda diferenciada.
Conclusión: El conocimiento sobre soporte vital básico puede contribuir a obtener mejores resultados en situaciones de paro cardiorrespiratorio, debiendo los estudiantes aumentar las competencias en esta área, con recurso a la formación en el contexto escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mafalda Sofia Gomes Oliveira da Silva, Maria Margarida Silva Vieira Ferreira, Alexandre Marques Rodrigues, Cláudia Noémia Soares de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Cogitare Enfermagem se reserva no direito de efetuar, no artigo publicado, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
O estudo publicado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es), cabendo exclusivamente à Cogitare Enfermagem a avaliação do manuscrito, na qualidade de veículo de publicação científica. Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
A Cogitare Enfermagem não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei Brasileira de Direitos Autorais.
A Cogitare Enfermagem permite que o autor detenha o copyright dos artigos aceitos para publicação, sem restrições.
Propriedade Intelectual e Termos de uso
Responsabilidade do Autor:
Quanto a autoria, os autores necessitam especificar, na página de identificação, qual o tipo de contribuição individual que exerceu durante a elaboração do artigo. Conforme os critérios estabelecidos pelo ICMJE disponível em: http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html .
É importante destacar que são considerados quatro critérios mínimos de autoria, e todos aqueles designados como autores devem atendê-los, são eles:
- Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;
- Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;
- Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;
- Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.
Não será permitido acréscimo ou mudança de autoria durante a etapa de avaliação ou após aceite do texto submetido.
Os artigos publicados estarão licenciados sob a licença Creative Commons CC BY 4.0 Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 – A atribuição adotada pela Cogitare Enfermagem é permitida:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer mídia ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer finalidade, mesmo comercialmente;
- Atribuição — Você deve atribuir o devido crédito, fornecer um link para a licença, e indicar se foram feitas alterações. Você pode fazê-lo de qualquer forma razoável, mas não de uma forma que sugira que o licenciante o apoia ou aprova o seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Responsabilidade do Site:
A Cogitare Enfermagem encoraja os Autores a arquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista.”