OLHARES DA CRIANÇA PARA O TERRITÓRIO: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95825

Palavras-chave:

Saúde da criança, Desenvolvimento infantil, Características da vizinhança, Pesquisa qualitativa, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender a perspectiva da criança sobre o território em que ela vive.

Método: estudo qualitativo realizado em uma universidade pública do nordeste do Brasil, em julho/2023. Entrevistas com 15 crianças de sete a 12 anos foram conduzidas após a autorização dos pais e o consentimento das crianças. Análise de Conteúdo tomou como referencial teórico o modelo das Dimensões de Impacto do Território: Física, Socioeconômica, Serviços, Rede Social e Governança.

Resultados: as crianças reconhecem a pobreza (Dimensão Socioeconômica), a violência (Dimensão Rede Social) e a precariedade da estrutura física dos bairros (Dimensão Física). Conviver com vizinhos/amigos (Dimensão Rede Social), a escola (Dimensão Serviços) e os parquinhos (Dimensão Física) amenizam o enfrentamento dos problemas. Elas pedem maior esforço dos governantes para as melhorias no território.

Considerações finais: considerar a perspectiva da criança demonstra respeito, e incentiva seu papel ativo no planejamento de ações estratégicas, favorecendo a efetividade das ações de promoção da saúde infantil.

Biografia do Autor

Fernanda Anjos de Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia.

Graduanda em Enfermagem na Universidade federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Claudia Nery Teixeira Palombo, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Doutor em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem na Universidade Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.  

Melissa Almeida Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil.

Doutora em Enfermagem. Docente na Escola de Enfermagem da Universidade Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Clariana Vitória Ramos de Oliveira, University of Nevada, Nevada, EUA

Doutora em Enfermagem.

Publicado

26-11-2024

Como Citar

Oliveira, F. A. de, Palombo, C. N. T., Silva, M. A., & Oliveira, C. V. R. de. (2024). OLHARES DA CRIANÇA PARA O TERRITÓRIO: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.95825

Edição

Seção

Artigo Original