ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM TDAH: REVISÃO DE ESCOPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.94196

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, Ensino, Universidades, Enfermagem, Educação.

Resumo

Objetivo: Mapear as estratégias para o ensino de estudantes universitários com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e identificar as estratégias recomendadas para o ensino desses estudantes que cursam a graduação em enfermagem.

Método: Trata-se de uma revisão de escopo, realizada em dezembro de 2023, em seis bases de dados e no catálogo de teses e dissertações.

Resultados: A seleção resultou em 14 estudos. As estratégias mapeadas foram classificadas em gerais e ativas, entre elas: tempo extra e flexibilização de horário para realizar avaliações; e, aprendizagem baseada em problemas. Já, no contexto da enfermagem, tem-se: promover melhor processo de comunicação, organização e priorização de atividades durante a prática clínica.

Conclusão: É fundamental reconhecer que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade pode estar presente no estudante universitário. Logo, é necessário que as instituições de ensino superior reflitam sobre as estratégias de ensino inclusivas para esse público-alvo.

 

 

Biografia do Autor

Lucas Batista Ferreira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Mestre em Enfermagem. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. 

Rafaella Guilherme Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Rejane Maria Paiva de Menezes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Soraya Maria de Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)

Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil.

Publicado

14-08-2024

Como Citar

Ferreira, L. B., Gonçalves, R. G., Menezes, R. M. P. de, & Medeiros, S. M. de. (2024). ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM TDAH: REVISÃO DE ESCOPO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.94196

Edição

Seção

Revisão