Open Journal Systems

EXPERIÊNCIAS DOS PRESTADORES DE CUIDADOS A IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UMA PERSPECTIVA QUALITATIVA

Jéssica Godoy-Pozo, Mónica Illesca-Pretty, Carola Rosas, Luis González-Osorio, Elizabeth Flores

Resumo


Objetivo: Desvelar as vivências de cuidadores de idosos que residem em instituições de longa permanência, durante o confinamento no contexto da pandemia de Covid-19.

Método: Método: pesquisa qualitativa, descritiva, através de estudo de caso intrínseco. Amostra intencionada por critério e conveniência de seis cuidadores, Região de Los Ríos, Chile, entrevista semiestruturada foi realizada no ano de 2021. Análise através de comparação constante e redução progressiva. A validade foi garantida pelo cumprimento de critérios de rigor, triangulação por especialistas.

Resultados: 489 unidades de significado deram origem a quatro grupos temáticos: Significado de ter vivido a experiência, fatores facilitadores, fatores dificultadores e recomendações. Emergiram dois domínios: Contribuição dos cuidadores para o reforço do seu papel durante a pandemia e Contribuição para o reforço da gestão.

Conclusões: permite reconhecer e validar o vínculo afetivo, o empenho e a vocação dos prestadores de cuidados, aspectos fundamentais a reforçar através do aconselhamento e da formação para garantir a qualidade dos cuidados.


Palavras-chave


Instituicão de Longa Permanência para Idosos; Cuidadores; Pandemia; Estresse Psicológico.

Texto completo:

PDF (PORTUGUÊS)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/ce.v28i0.92879