VALIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA MULHERES QUE CONSOMEM SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Autores

  • Mariana Coronato Fernandes Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP
  • Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nóbrega Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92805

Palavras-chave:

Mulher, Substâncias Psicoativas, Educação em Saúde, Tecnologia Biomédica, Tecnologia Educacional.

Resumo

Objetivo: construir e validar o conteúdo de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional para mulheres que consomem substâncias psicoativas.

Método: pesquisa metodológica conduzida no município de São Paulo, dezembro de 2022 a março de 2023, pelo mapeamento da literatura, elaboração dos temas geradores, escolha da ferramenta base com dinâmica de uso e validação de conteúdo quanto aos aspectos: reflexão, relevância, compreensão e adequação em duas rodadas. Participaram 15 especialistas com índice de concordância estabelecido de 80%.

Resultados: 48 cartas foram submetidas à validação. Na primeira rodada, sete cartas não atingiram o índice mínimo. Ao final da segunda rodada, 47 cartas em todas as suas categorias individuais tiveram concordância maior que o estabelecido.

Conclusão: os especialistas apontaram a relevância, pertinência dos temas e o potencial para auxiliar os profissionais a intervir de forma mais assertiva ante as necessidades do público-alvo.

Biografia do Autor

Mariana Coronato Fernandes, Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP

Enfermeira, especialista em dependência química e mestranda em saúde mental pela Escola de Enfermagem da Universidade de Paulo

Maria do Perpétuo Socorro de Sousa Nóbrega, Universidade de São Paulo (USP)

Professora Associada, Livre-Docente, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica (ENP), Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Publicado

28-03-2024

Como Citar

Fernandes, M. C., & Nóbrega, M. do P. S. de S. (2024). VALIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA MULHERES QUE CONSOMEM SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92805

Edição

Seção

Artigo Original