QUALIDADE DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS: ASSOCIAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E DE AUTOPERCEPÇÃO

Autores

  • Douglas Emanuel Maciel da Silva Programa de Pós Graduação em Atenção Integral à Saúde
  • Camila Casimiro Siciliani Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí
  • Juline Manica Desordi Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
  • Francini de Oliveira Rodrigues Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde Unijui
  • Christiane de Fátima Colet Programa de Pós Graduação em Atenção Integral à Saúde UNIJUI
  • Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0003-1793-7783

DOI:

https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92459

Palavras-chave:

Qualidade da Assistência à Saúde, Serviços de Saúde Bucal, Atenção Primária à Saúde, Percepção, Odontologia.

Resumo

Objetivo: associar variáveis sociodemográficas com a autopercepção de usuários da atenção primária à saúde.

Método: estudo transversal, com 222 usuários dos serviços odontológicos de 15 unidades de atenção primária de município de médio porte do Rio Grande do Sul, Brasil. Foram utilizados questionários com perfil sociodemográfico, a autopercepção e o Primary Care Assessment Tool Brasil saúde bucal. Para comparações dos escores testes t-Student para grupos independentes e ANOVA (one way) – Post Hoc Sheffé.

Resultados: usuários com menor renda familiar (p=0,016) menor escolaridade (p=0,027) e que precisavam fazer ou trocar a prótese dentária (p=0,020) obtiveram associação significativa no atributo utilização dos serviços. Quanto à acessibilidade, as variáveis dor de dente (p=0,021) e satisfação com a saúde bucal (p<0,001) apresentaram associações significativas. No atributo sistema de informação, quanto maior o número de consultas (p=0,012) melhor o escore.

Conclusão: foram verificadas associações significativas das variáveis sociodemográficas e de autopercepção em saúde bucal com as médias dos escores.

Biografia do Autor

Douglas Emanuel Maciel da Silva, Programa de Pós Graduação em Atenção Integral à Saúde

Dentista. Mestre em Atenção Integral à Saúde

Camila Casimiro Siciliani, Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí

Dentista. Servidora Pública Municipal.

Juline Manica Desordi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Estudante do última ano de Enfermagem. Bolsista de iniciação científica do CNPQ.

Francini de Oliveira Rodrigues, Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde Unijui

enfermeira. Mestranda em Atenção Integral a Saúde.

Christiane de Fátima Colet, Programa de Pós Graduação em Atenção Integral à Saúde UNIJUI

Farmaceutica. Doutora.

Atua no PPGAIS, Unijui.

Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Atenção Integral à Saúde Mestrado e Doutorado, Pesquisadora produtividade do CNPQ

Publicado

11-09-2024

Como Citar

Silva, D. E. M. da, Siciliani, C. C., Desordi, J. M., Rodrigues, F. de O., Colet, C. de F., & Kolankiewicz, A. C. B. (2024). QUALIDADE DOS SERVIÇOS ODONTOLÓGICOS: ASSOCIAÇÃO COM CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS E DE AUTOPERCEPÇÃO. Cogitare Enfermagem, 29. https://doi.org/10.1590/ce.v29i0.92459

Edição

Seção

Artigo Original